Os 5 livros que mudaram a minha vida

Os 5 livros que mudaram a minha vida

Compartilhe esse post

O que você vai ler aqui

Para ser honesto, nunca me considerei um leitor ávido. Desde a minha adolescência até os meus 21 anos, devo ter lido no máximo uns 3 livros.

Acredito que 95% da população brasileira também deve ter essa média de leitura. Então, por que estou fazendo uma lista de 5 livros que mudaram a minha vida?

Tudo começou quando eu estava em uma live de marketing digital, na qual, na época, o Marcio Marçal tinha uma empresa chamada 7play. Eles ensinavam através de cursos e lives como poderíamos vender os produtos de autoria da 7play na internet.

Em uma live específica, o Marçal sorteou um livro chamado “As Armas da Persuasão”. A condição para ganhar esse livro era permanecer até 3 horas da manhã acompanhando o desenvolvimento do projeto.

Eu já tinha o hábito de ficar acordado até tarde, mesmo tendo que acordar cedo para ir trabalhar. Eu estava no meu auge de querer mudar de vida através do marketing digital. Acho que ficou claro que ganhei o livro por ter ficado na live.

Após concluir o livro, senti uma conexão genuína com a leitura. Foi a partir desse primeiro livro que adquiri mais 100 livros físicos. Mas por que livros físicos? Outro objetivo meu é ter uma biblioteca particular.

Enfim, sem delongas, aqui estão os 5 livros que transformaram minha vida. Talvez também possam inspirar você a adotar esse novo hábito, que só traz benefícios para a sua vida.

1º livro: As armas da persuasão – Robert Cialdini

As Armas da Persuasão explora os princípios psicológicos por trás da persuasão e influência.

Cialdini identifica e descreve seis princípios universais que são frequentemente utilizados por pessoas e organizações para convencer os outros a tomar decisões favoráveis. Os princípios são:

  • Reciprocidade: As pessoas tendem a retribuir favores. Quando alguém faz algo por elas, estão mais propensas a fazer algo em troca.
  • Compromisso e coerência: Uma vez que as pessoas se comprometem com uma ideia ou ação, tendem a se manter consistentes com esse compromisso para evitar contradições.
  • Aprovação social: As pessoas frequentemente olham para o comportamento dos outros para decidir como agir. O comportamento de um grupo pode influenciar as escolhas individuais.
  • Afeição: As pessoas são mais suscetíveis à persuasão quando gostam da pessoa que está tentando persuadi-las.
  • Autoridade: As pessoas tendem a obedecer figuras de autoridade e especialistas em um determinado campo.
  • Escassez: A ideia de que algo é escasso ou limitado pode aumentar o desejo das pessoas por isso. A noção de perda iminente pode ser uma poderosa ferramenta persuasiva.

Ao entender e aplicar esses princípios, tanto profissionais de marketing quanto indivíduos podem melhorar suas habilidades de persuasão e influência.

As Armas da Persuasão é uma obra amplamente reconhecida por oferecer insights práticos sobre como as pessoas são persuadidas no dia a dia e como podem usar esse conhecimento de maneira ética e eficaz.

2º livro: A revolução dos bichos – George Orwell

A Revolução dos Bichos é uma novela alegórica escrita por George Orwell e publicada em 1945.

A história se desenrola na Fazenda do Solar, onde os animais se revoltam contra os humanos opressores, liderados pelos porcos. Inicialmente, a revolução é motivada pela busca de liberdade, igualdade e justiça para todos os animais.

No entanto, ao longo da narrativa, os porcos que lideram a revolução começam a abusar de seu poder e a trair os princípios originais da revolta, recriando muitas das injustiças que existiam antes. O livro é uma sátira política que critica o totalitarismo e a corrupção do poder.

Por meio da história dos animais, George Orwell faz uma crítica profunda à natureza humana, à manipulação ideológica e ao autoritarismo.

“A Revolução dos Bichos” é uma obra poderosa que continua relevante, explorando temas universais de tirania, propaganda e a luta pela verdadeira liberdade e igualdade.

3º livro: Viajar eu preciso – Mayke Moraes

Mayke Moraes, assim como escritor, é um Youtuber brasileiro que saiu de Varginha, Minas Gerais, para trabalhar como cuidador de crianças nos Estados Unidos.

Durante sua trajetória, ele resolveu guardar dinheiro e gastá-lo em aventuras ao redor do mundo.

Particularmente, esse livro me atraiu muito pela sua facilidade de leitura e porque somos mineiros e temos algumas ideias similares, como adorar conhecer novas culturas, pessoas, comidas, e assim por diante.

4º livro: A marca da vitória – Phil Knight

O livro narra a incrível jornada de Knight, desde os primeiros dias da empresa Blue Ribbon Sports até a transformação dela na gigante Nike.

Ao longo da narrativa, Knight compartilha suas experiências pessoais, os desafios que enfrentou ao construir a marca e as lições que aprendeu ao longo do caminho.

Ele descreve a paixão pelo esporte e como isso impulsionou a Nike a se tornar uma das marcas mais icônicas do mundo. O livro também explora temas como inovação, empreendedorismo, resiliência e a importância de perseguir paixões pessoais.

“A Marca da Vitória” é uma inspiradora história de sucesso empresarial e um vislumbre dos bastidores do mundo dos negócios e do esporte.

5º livro: Bravo 0810 – Matias Eli

Quem disse que é preciso fazer uma opção excludente entre ter um porto seguro e ser livre no mundo?

Matias Eli se tornou executivo porque esse lhe parecia o caminho mais curto para realizar um sonho que era ao mesmo tempo uma grande aventura: comprar um barco e rodar o mundo sem nada que o prendesse.

Matias ocupava no Brasil a posição de vice-presidente de um banco australiano, quando, em um telefonema na madrugada, vendeu sua participação na empresa e comprou a tão almejada liberdade.

Ele guardou o terno e embarcou no veleiro Bravo. Neste livro, ele narra suas aventuras ao redor do mundo, desbravando o Atlântico, o Pacífico, o Índico e um mar de gente com quem cruzou.

E conta como enfrentou tempestades, capotagem, problemas técnicos e muitos desafios internos.

Ainda tenho esperanças de um dia embarcar em uma nova aventura com o Matias. Após a leitura, corri para o LinkedIn e mandei uma mensagem o parabenizando pelo belo trabalho e história.

Livro bônus: 100 grande lideres – Brian Mooney

O livro destaca líderes de diversas áreas, incluindo política, negócios, ciência, arte e filosofia. Cada líder é abordado em um capítulo separado, oferecendo uma visão concisa de suas realizações, estilo de liderança e impacto no mundo.

Conclusão

Espero que tenha gostado. Talvez eu traga outra lista. Ficou de fora outros livros que poderiam estar aqui, como “O Segredo” de Rhonda Byrne, ou até mesmo o clássico “O Segredo da Mente Milionária” de T. Harv Eker.

Fico feliz de alguma forma ter motivado você a adotar esse hábito incrível em sua vida. Também gostaria de agradecer ao Marcio Marçal pelo livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Leonardo Viana

Olá mundo, eu sou Leonardo!

Tenho uma paixão pelo design e estou sempre procurando maneiras de incorporá-lo ao meu trabalho.

Além de trabalhar com marketing, também faço vídeos no YouTube, onde me concentro em equipamentos de tecnologia, vlogs criativos e um pouco de desenvolvimento pessoal.

Quando não estou na minha mesa, provavelmente estou levantando pesos, jogando futebol ou em uma cafeteria. :)